quinta-feira, 14 de maio de 2009

Anatel muda regras da portabilidade numérica para celulares pré-pagos

Para facilitar que os usuários de telefones celulares pré-pagos troquem de operadora sem mudar o número do telefone, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabeleceu novas regras para a portabilidade numérica nesse tipo de conta. O despacho, publicado dia 11 no Diário Oficial da União, tem o objetivo de assegurar a portabilidade numérica em casos de inconsistências cadastrais.


A partir de agora, os dados fornecidos pelo usuário no momento da solicitação da portabilidade junto à operadora que está recebendo o novo cliente devem ser considerados válidos pela operadora antiga, mesmo que contenham inconsistências. Mas o cliente deve comprovar os dados para a nova operadora. Além disso, o número e o aparelho do usuário não podem estar impedidos por motivos de fraude, roubo ou extravio.

De acordo com a Anatel, as inconsistências nos cadastros impedem que 6% das solicitações de portabilidade numérica sejam efetivadas. As principais causas do problema são a venda informal de aparelhos e números pré-pagos e as compras de aparelhos que são dados como presentes e mantidos em nome do comprador, quando deveriam ser transferidos para o nome do usuário.

Segundo o despacho publicado hoje, está prevista a implantação de procedimentos para unificar nacionalmente o cadastro de usuários pré-pagos. Apesar da flexibilização determinada pela Anatel, as prestadoras continuam obrigadas a suspender o serviço caso seja detectada fraude ou negativa de atualização do cadastro.
Fonte:Ag.News Free

terça-feira, 12 de maio de 2009

Brasileiro gasta cerca de R$ 500 em celular, diz estudo


A TNS anuncia o resultado de uma pesquisa feita em parceria com a GTI 2009 - Global Telecoms Insights, em 32 países cujo objetivo é avaliar tendências e perspectivas do mercado de Telecom.

O estudo mostra que os brasileiros poderão gastar até R$ 460 em um novo aparelho celular. Este número é 47% maior que o valor gasto no último aparelho comprado por estes consumidores. De acordo com a pesquisa, 90% dos brasileiros buscam aparelhos que oferecem outras funções como câmera digital, music player, games e filmadora.

Este perfil se difere dos outros países estudados já que apenas 39% dos consumidores preferem estes aparelhos. Para 17% dos brasileiros que participaram da pesquisa, a troca do aparelho celular é movida principalmente por conta das novas tecnologias oferecidas, enquanto 65% mudam de aparelho após perda ou roubo. A escolha dos modelos está diretamente ligada ao design e 13% dos brasileiros buscam aparelhos com teclado qwerty enquanto 10,4% preferem os de touchscreen.

Se em 2008 a pesquisa apontou para a câmera fotográfica como o principal diferencial de um celular, este ano a música é o fator de decisão de compra mais relevante no Brasil, seguido por TV e Bluetooth.
Fonte:Mundo do Marketing