sexta-feira, 6 de março de 2009

A Vivo é a melhor entre as operadoras de atuação nacional, segundo o Índice de Desempenho no Atendimento (IDA)


A análise é inédita da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que estudou o grau de satisfação dos consumidores com as prestadoras de telecomunicações fixas e móveis. O índice avalia quatro atributos: prazo de atendimento das notificações feitas pela Agência, número de reclamações, pendências não atendidas nos últimos 12 meses e ocorrências com reincidências.

De acordo com Roberto Iunes, Diretor de Negócios e Relacionamento com Clientes, o reconhecimento é atribuído ao posicionamento da Vivo de valorização dos seus clientes, por meio da entrega da qualidade, seja no atendimento ágil e eficaz, seja nos seus produtos e serviços com melhor relação custo-benefício do mercado. “Prezamos pela qualidade em todos os pontos da cadeia de relacionamento com os clientes, e esse é o foco de toda a empresa”.

Este é o segundo reconhecimento da Anatel à Vivo. A Agência divulga, mensalmente, também, o ranking de reclamações e a operadora, nos últimos doze meses, é a que recebeu o menor número registros. Além disso, há outros destaques na área de atendimento ao consumidor. A Vivo é a operadora com o call center mais adequado às novas leis do SAC, segundo o IBRC (Instituto Brasileiro de Relações com o Consumidor) e possui o melhor desempenho no novo ranking do SINDEC (Ministério da Justiça), sendo a empresa com o menor número de reclamações nos Procons.
Fonte:Paranashop

Amazon lança aplicativo para sincronizar Kindle com iPhone

A Amazon.com está distribuindo um aplicativo que permite que os usuários de iPhones e iPods Touch, produzidos pela Apple, acessem em seus aparelhos livros eletrônicos disponívels para o Kindle, lançado pela gigante do varejo online.

O aplicativo gratuito, disponível na loja online da Apple, permite que os usuários sincronizem o leitor de livros da Amazon com iPhones e iPods Touch, dando a eles acesso a mais de 240 mil livros disponíveis para o Kindle.

Com o programa “Kindle for iPhone and iPod touch”, um usuário pode ler algumas páginas de um livro no Kindle ou Kindle 2 e continuar lendo de onde parou no iPhone ou no iPod Touch.

Usuários podem buscar livros compatíveis com o Kindle ou transferir sem fios os conteúdos para o iPhone ou o iPod Touch. Eles também podem acessar todos os livros comprados anteriormente.

Apesar de representar uma pequena fração dos negócios da Amazon, o Kindle tem atraído grande interesse de investidores e amantes de tecnologia em meio a especulações de que ele possa eventualmente competir com aparelhos como o iPod.

No mês passado, a Amazon lançou uma versão mais fina do aparelho, o Kindle 2, e equipada com mais capacidade de armazenamento. A empresa manteve o preço de 359 dólares, o que pode limitar seu apelo junto a um público de massa.

Analistas afirmam que a Amazon não tem interesse em promover o produto muito rapidamente para que possa preservar sua base muito maior de receitas geradas pela venda de livros impressos, além de evitar competição direta com empresas como a Apple.
Fonte: Agência News Free

terça-feira, 3 de março de 2009

Telefônica se uniu à fundação LiMo que promove o uso do Linux na comunicação móvel


A Telefônica, uma das maiores operadoras mundiais de telefonia móvel, se uniu à fundação LiMo, que promove o uso do Linux na comunicação móvel e junto com cinco outras grandes operadoras anunciou que colocará à venda este ano celulares acionados pelo software aberto LiMo.

O foco do mercado de celulares vem mudando para o desenvolvimento de software desde que o Google e a Apple entraram no setor, nos dois últimos anos. O LiMo é uma alternativa aos sistemas operacionais dominantes, da Nokia, Apple, Microsoft e Google. E as operadoras de telefonia móvel estão apostando que o LiMo, que lhes oferece mais controle sobre o desenvolvimento de software, as tornará mais competitivas e permitirá que economizem dinheiro.

“A maior batalha dentro do setor é pelo controle da experiência do consumidor. Apple, Google e Nokia estão entrando no território das grandes operadoras”, disse Morgan Gillis, presidente da LiMo, em entrevista à Reuters. “Existe uma forte intenção, entre as grandes operadoras, de racionalizar o número de plataformas disponíveis, e isso foi intensificado na situação econômica atual”, acrescentou. Vodafone, Orange, a japonesa NTT DoCoMo, a sul-coreana SK Telecom e a maior operadora norte-americana, Verizon Wireless, também lançarão celulares equipados com o LiMo em 2009, anunciaram as empresas em comunicado conjunto antes do Mobile World Congress, evento setorial que acontece em Barcelona na semana que vem. “Com diversas operadoras prometendo fornecer aparelhos em 2009, esperamos que o LiMo comece a conquistar progresso tangível em 2010", disse Geoff Blaber, analista do grupo de pesquisa CCS Insight.

O software LiMo entrou no mercado no ano passado, e até agora mais de 20 modelos equipados com ele estão disponíveis, mas provêm de fabricantes de segundo escalão da indústria como a NEC, Panasonic e Motorola. O mercado de plataformas de software para celulares é liderado pelo sistema operacional Symbian, da Nokia, mas no ano passado ele perdeu muito terreno para a Apple e a Research in Motion.
Fonte: Agência News Free

segunda-feira, 2 de março de 2009

Chegou a Portabilidade numérica para todo o Brasil

A partir de hoje todo o Brasil estará atendido pelo benefício da portabilidade numérica, o serviço que permite a troca de operadora com a manutenção do número de telefone. A última etapa de implantação da portabilidade para telefonia fixa e móvel chegará nesta segunda-feira aos usuários dos DDDs 53 (RS), 64 (GO), 66 (MT), 91(PA) e 11 (SP).

Nesta, que é 14ª etapa do processo gradual de implantação da portabilidade numérica no País, os últimos 37.827.320 usuários (19,60%) de telefones que vivem nos 362 municípios, os quais ainda não estavam atendidos pelo novo serviço, passarão a ter o acesso.

O calendário de implantação da portabilidade numérica no Brasil foi cumprido nove (9) dias antes do estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cujo prazo final era de 11 de março. Agora o serviço estará disponível nos 67 DDDs existentes no País que servem 193 milhões de usuários.

Entre os DDDs que passam a ter acesso à portabilidade nesta última etapa, o DDD 11 que serve à capital de São Paulo e mais 63 cidades do Estado é o que concentra o maior volume de usuários do país com 15,95% (30,8 milhões) dos assinantes dos serviços móveis e fixos. A outra capital que passa a contar com a portabilidade também nesta segunda-feira é Belém (PA) que, com os outros 80 municípios atendidos pelo DDD 91, completa 3,3 milhões de usuários de telefonia do país, representando 1,73% do total.

Também passam a ter portabilidade numérica todos os usuários os estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás. O Estado do Rio Grande do Sul terá a portabilidade implantada no DDD 53 que atende 25 municípios gaúchos e 1,1 milhão de usuários. No DDD 64, de Goiás, 102 cidades terão acesso à portabilidade, beneficiando 1,3 milhão de usuários e, nos 90 municípios mato-grossenses atendidos pelo DDD 66, 1,2 milhão de assinantes passarão a contar com o serviço.

Totais Brasil - De acordo com a Base de Dados de Referência da ABR Telecom (BDR), a Entidade Administradora da portabilidade numérica no Brasil, desde o dia 1º de setembro de 2008, quando o serviço começou a vigorar no Brasil, até a meia-noite dessa quinta-feira (26/02), 491.823 usuários de telefonia fixa e móvel solicitaram troca de operadora com manutenção do número de telefone. Desse total, 319.907 referem-se a solicitações de usuários de telefonia móvel e 172.016 de telefonia fixa.

No mesmo período, 326.874 usuários tiveram seus números de telefones transferidos para novas operadoras escolhidas. Desses, 216.981 são usuários de telefonia móvel e 109.893 assinantes de telefonia fixa.

Usuário - O processo de portabilidade numérica se inicia com a solicitação do usuário de serviços de telecomunicações à operadora para a qual deseja migrar. Esta operadora, por sua vez, remete a solicitação à Entidade Administradora (ABR Telecom) que irá acionar a empresa de onde o usuário deseja sair, a fim de atualizar a Base de Dados Nacional de Referência (BDR) e a Base de Dados Operacional (BDO) das Operadoras.

De acordo com as regras da portabilidade as transferências de operadora, com manutenção do número, só podem ser solicitadas dentro do mesmo serviço - móvel para móvel ou fixo para fixo - e na área de abrangência do mesmo DDD.

No primeiro ano de implantação do serviço, esse processo se concluirá em até cinco dias úteis, desde que todos os critérios para a mudança sejam atendidos. A partir do segundo ano, após a implantação plena da portabilidade numérica, a mudança será efetivada em até três dias úteis. Ao usuário também é possível agendar a data de transferência de operadora para após os cinco dias úteis e solicitar o cancelamento da portabilidade em até dois dias úteis após o encaminhamento do pedido.

Dicas - Conforme o regulamento da portabilidade numérica, entre os critérios que devem ser atendidos para que o usuário efetive sua migração, estão:

• Informar a operadora de telefonia que recebe o pedido, o nome completo;
• Informar o número do documento de identidade;
• Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica;
• Informar o endereço completo do assinante do serviço;
• Informar o código de acesso;
• Informar o nome da operadora de onde está saindo.

Conforme o regulamento da portabilidade, a operadora para a qual o usuário deseja migrar deve fornecer ao usuário, no ato do registro da solicitação de portabilidade, número de protocolo da solicitação a fim de que ele possa acompanhar o processo de transferência.

Gestão - O modelo de portabilidade numérica no Brasil prevê que uma Entidade Administradora seja gestora do processo de implementação, a partir do desenvolvimento, implantação e operação da base de dados centralizada, a qual conterá todos os números portados. A ABR Telecom desempenha o papel de Entidade Administradora, exclusiva da portabilidade numérica nos termos do Regulamento Geral de Portabilidade e de acordo com a Resolução número 460, de 19 de março de 2007, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tendo a responsabilidade de gerir todo o processo, incluindo a administração da Base de Dados Nacional de Referência (BDR), onde estarão todos os números de telefones que foram transferidos de uma operadora de serviços de telecomunicações para outra. Esta base de dados é a integradora das informações entre as operadoras.

Acompanhe o movimento de pedidos e efetivações de transferências da portabilidade numérica no Brasil, de acordo com o DDD e a data de início do serviço, pelo site da ABR Telecom http://www.abrtelecom.com.br.
Fonte: Agência News Free