sábado, 15 de novembro de 2008

Painéis são o destaque do Xperia X1a

Confira os recursos dos painéis do X1a:

Painel Sony Ericsson - Personalize sua área de trabalho com informações sobre a hora, clima, feeds de notícias, atualizações da agenda, status das mensagens e muito mais.

Painel Microsoft Today - Este painel oferece a experiência Windows — permite navegar pelo seu telefone como em outros dispositivos Windows.

Painel Google - Faça uma busca rápida, acesse o seu Gmail ou encontre seu caminho pelo Google Maps.

Quer painéis diferentes ou adicionais? Então, faça o download deles em Sony Ericsson Fun & Downloads. É só escolher o que você precisa.

Painel Rádio - Conecte seu fone de ouvido, toque o painel do rádio e curta sua estação FM favorita.

Painel de experiência de mídia - Navegue por seus arquivos de mídia — fotos, vídeos e música — no estilo Sony Ericsson. E você também pode percorrer seus contatos dessa maneira.

Painel Peixe - Um peixe no telefone, ele reage a toques na tela? Sim, é isso aí. Mas não se trata apenas de diversão, também são úteis — o peixe também avisa quando você perdeu uma chamada e indica quando o telefone está no modo silencioso.

Kit do desenvolvedor - Que tal criar seus próprios painéis? No Sony Ericsson Developer World, você encontra o kit do desenvolvedor com tudo o que é preciso para seguir adiante.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Motorola vai lançar celular com touchscreen e Android

O novo celular da Motorola desenvolvido com base no sistema open source Android, do Google, terá tela touchscreen de tamanho parecido com a do iPhone e teclado QWERTY.
A Motorola aumentou a equipe dedicada à plataforma para 350 desenvolvedores, significando que está botando muita fé no sucesso do novo produto.
O "Moto-droid" será mais barato que o rival G-1, da T-Mobile, que custa 180 dólares. O aparelho da Motorola deve ser lançado no valor de 150 dólares, segundo a revista Business Week.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Previna-se e faça backup da agenda de seu celular


As dicas a seguir oferecem um modo rápido e fácil de efetuar o backup de sua agenda celular, garantindo a preservação de seus contatos em caso de roubo, perda, etc.
Todos eles tem um pequeno custo que devem ser consultados junto à sua operadora, mas afinal... seguro morreu de velho, certo?

Aparelhos TIM A companhia oferece o backup virtual que permite salvar, inserir novos contatos, editar, apagar e enviá-los para o seu chip via site da TIM. De acordo com a empresa, o serviço é uma aplicação para o TIMChip 128KB tanto para planos pré, quanto pós-pagos. Para ativar o serviço, é preciso ir até o menu “serviços TIM” do aparelho, selecionar o “TIM Agenda”. Depois disso, os contatos chip serão salvos na Web. Também é possível configurar a periodicidade de atualização do backup da agenda. A operação também pode ser feita via telefone pelo número 144 (centro de relacionamento com o cliente).

Aparelhos Vivo A Vivo oferece o backup de agenda dentro do próprio chip. Segundo a operadora não é necessário contratação ou download. Por meio do menu o usuário pode fazer cópia da agenda direto do SIM Card. Para isso, ele precisa acessar o item “Vivo agenda”, no “menu do Vivo Chip” e, em seguida, clicar em “salvar contatos” (o caminho do serviço pode mudar de acordo com a versão do Vivo Chip do cliente). O serviço é cobrado por sincronização realizada.

Aparelhos Claro A operadora dispõe de um aplicativo para backup e sincronização da agenda do chip. Por meio do serviço é possível inclusões e exclusões de contatos no site da Claro, imprimir lista de contatos e restaurá-los em caso de perda, roubo ou danificação do chip. Para usá-lo, o assinante precisa fazer seu cadastro no site Claro Idéias. A partir daí, o serviço estará disponível na Web ou no celular e todas as alterações feitas podem ser sincronizadas entre as duas interfaces. No celular a ferramenta fica dentro do “Menu Claro”. É possível também programar o chip para checagens periódicas de modificações na agenda e sincronizações automáticas. O serviço de backup funciona em qualquer aparelho da companhia, desde que possua os chips de 64KB ou 128KB.

Aparelhos Oi A operadora permite que os usuários guardem e recuperem os contatos armazenados no chip, caso ele seja perdido. Para usar o serviço é necessário acessar, via aparelho, a opção “Mundo Oi”, depois Serviços Oi, escolhendo a opção Oi Agenda e, em seguida, Atualizar. O serviço é válido para clientes com chip de 128 kb. A Oi explica que o acesso também pode ser feito via site no endereço www.oi.com.br/oiagenda. Na página “Gerenciar Contatos” o usuário pode manipular sua agenda. Existe um custo para cada vez que os contatos forem salvos, atualizados ou recuperados.

Aparelhos Brasil Telecom A empresa ainda não dispõe do serviço de backup de agenda. A previsão de lançamento é para esse ano. A orientação da operadora aos clientes é que eles procurem saber se o próprio aparelho tem software para sincronizar a agenda com o computador para ter sua cópias da agenda. Mas este não é um serviço da operadora.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Sistemas de escrita para smartphones

Nos primeiros PDAs o sistema primário de entrada de texto era o reconhecimento de escrita. Com o surgimento dos smartphones, a idéia do reconhecimento de escrita foi abandonada, em favor dos teclados numéricos, teclados QWERT e dos teclados virtuais.

O sistema mais simples para a escrita em smartphones com teclado numérico é multitapping, onde você pressiona as teclas repetidamente para inserir as letras e caracteres acentuados.

Como conseqüência, aparelhos com ênfase na comunicação por texto e modelos voltados ao uso profissional passaram a utilizar teclados QWERT, seguidos pelo T9, SureType, teclados virtuais e os outros sistemas usados atualmente.

Este excelente tutorial elaborado por Carlos E. Morimoto do Guia do Hardware, explica e compara as opções disponíveis.

Você sabe o que é um celular 3G ?


O que é?
A sigla representa a 3ª Geração de celulares. Basicamente, podemos dizer que essas gerações têm impacto na capacidade de transmissão de dados e conexão com redes como, por exemplo, a internet. Para ligações telefônicas via voz, não existe diferença significativa entre as tecnologias 2G e 3G. Entenda melhor:

- 1G (1ª Geração): Com redes analógicas, esse padrão deverá estar em desuso em 2009.

- 2G (2ª Geração): Redes digitais com velocidade de transmissão de dados a 14,4 Kbps.
2.5G: Segunda geração, que utiliza tecnologias intermediárias trazendo melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados, chegando à velocidade de 144 Kbps. Exemplos: GSM, CDMA e TDMA.

- 3G (3ª Geração): Redes digitais de alta velocidade - chegando a 2 Mbps. Exemplos: CDMA EVDO, WCDMA e EDGE.

Os celulares com a tecnologia 3G já estão disponíveis no mercado. Algumas operadoras já divulgam e oferecem esse serviço em áreas restritas do território nacional. A brincadeira começará para valer no dia 18 de dezembro, quando a Anatel irá realizar um leilão entre as operadoras que desejam oferecer esse serviço aos clientes. O leilão se faz necessário para que se haja controle das faixas de transmissão de dados.
A tecnologia 3G não se restringe apenas aos celulares convencionais. Ela equipa também modems para serem conectados em notebooks através das portas PCMCIA e USB.

Vantagens da tecnologia
O fato de estar conectado à internet em alta velocidade permite que os aparelhos celulares ofereçam uma vasta gama de serviços, tais como:
- Vídeo de boa qualidade através streaming;
- Downloads de arquivos;
- Chamadas telefônicas usando imagem dos interlocutores;
- Jogos on-line com multiplayer;

Velocidade de conexão
É, sem dúvida alguma, a principal vantagem oferecida pela tecnologia 3G. Permite conexão em tempo integral com a internet, para que você leia e-mails e arquivos como se estivesse em sua casa, utilizando banda larga.
Outra vantagem é a possibilidade de vídeo conferência, ou seja, utilizar as câmeras dos celulares para conversar vendo a imagem de seus amigos.

A TV digital também estará presente em celulares com a tecnologia 3G, sendo possível assistir à programação dos canais abertos, e, dependendo de políticas tarifárias de operadoras e empresas s de TV a cabo, também estarão disponíveis os conteúdos de canais por assinatura.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Portabilidade: Como Proceder?

A portabilidade na telefonia está entrando em vigor em todo o país. Se você está na dúvida de como proceder para solicitar a portabilidade de seu número seguem aquí os passos básicos para os quais os consumidores deverão prestar atenção:

Desbloqueio
Para a telefonia celular, o primeiro passo é desbloquear o aparelho – o que pode ser feito na operadora de origem, sem custo para o usuário. O consumidor deve ficar atento porque há exceções: as operadoras poderão fixar prazos para desbloquear o aparelho (12 meses mo máximo) quando oferecerem benefícios aos clientes, como celular com desconto.
Troca
Em seguida, o usuário deverá contatar a prestadora para qual quer migrar e solicitar a transferência. Ele também terá que optar por um plano de serviço da nova operadora.
Custo
Segundo a Anatel, a troca de operadora custará R$ 4, que serão pagos à ABR Telecom, empresa responsável pela migração. Algumas empresas, no entanto, estão isentando os consumidores da cobrança. Por outro lado, pode haver a cobrança do chip da operadora de destino.
Prazo
O usuário pode desistir da mudança em até dois dias úteis, a partir da solicitação. Se isso não acontecer, a operadora escolhida encaminha o pedido e os dados do usuário à empresa que administra o serviço de migração, a ABR Telecom. A migração acontece em até cinco dias úteis.
Quem pode trocar
Na telefonia fixa, o consumidor poderá trocar de empresa dentro do seu município (ou localidade com continuidade urbana) sem perder o número do telefone. Não será permitido, no entanto, levar o mesmo número para outra cidade.
No caso do celular, é possível manter o número dentro da área de mesmo DDD, que pode incluir mais de uma cidade.
Veja o calendário da implantação da portabilidade em todo o país em G1

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O Sucessor do N95



O N96 da Nokia é um smartphone com câmera digital de 5 megapixels, GPS integrado e outras funções que o colocavam como o grande rival do iPhone —mesmo não tendo a charmosa tela sensível ao toque.

O N96 continua com o slide duplo, e a parte mais curtinha serve para controlar os vídeos e músicas, e a outra serve para controlar as funções normais do aparelho. A câmera continua tendo lentes Carl Zeiss (marca conceituada no ramo da fotografia) e sensor de 5 megapixels —enquanto o iPhone continua com a câmera de 2 megapixels. Com ela é possível produzir imagens e vídeos a serem armazenados na memória interna de 16 GB (maior que a dos pendrives mais populares disponíveis no mercado).

O espaço pode ser expandido para mais 24 GB.
O telefone, que é compatível com rede 3G (banda larga móvel por rede celular) e Wi-Fi, continua sem tela sensível ao toque. Tal funcionalidade ficou para o 5800, celular exibido no filme “Batman – o cavaleiro das trevas” e no clip da Britney Spears, “Womanizer”.

Outra consideração: o N96 não é compatível com o sistema de TV digital brasileiro —apesar de ser compatível com o sistema europeu de TV digital, o DVB-H. O recurso de GPS é diferente do apresentado no MotoQ11 —que funciona como os navegadores GPS para carros. Além disso, o telefone não vem com carregador para carros, acessório essencial para essa função, já que todo dispositivo GPS consome muita bateria e perde a energia rapidamente. O usuário tem acesso gratuito aos mapas e às suas atualizações, mas precisa fazer uma assinatura semestral para ter o serviço de voz.

Outro recurso é o de música, que ficará ainda mais interessante quando a empresa lançar a sua loja virtual no ano que vem (enquanto isso, não se sabe o paradeiro da iTunes Store do Brasil). Segundo a empresa, haverá tanto músicas do catálogo mundial quanto canções nacionais.

Fonte: Uol Tecnologia

domingo, 9 de novembro de 2008

HTC G1 x IPhone ?


O Android, do Google, é um sistema operacional open-source que pretende dar mais uma opção de plataforma aos fabricantes de celulares para basear seus aparelhos. E está sendo considerado um desafiador ao sistema operacional do iPhone, da Apple.

Mas a base de usuários de iPhone está acostumada a pensar em hardware e software do telefone como uma única coisa. Logo, o primeiro smartphone com Android carrega o fardo de apresentar o novo sistema ao mundo. O G1 é uma mistura de hardware fornecido pela HTC, a plataforma Android e o serviço fornecido pela operadora T-Mobile, nos Estados Unidos. Como o G1, com lançamento planejado ainda para este mês, vai se portar em relação ao alto padrão gerado pelo iPhone?

“A Apple sempre está três passos à frente de todo o resto em seus negócios. Agora, a Apple está apenas dois passos à frente”, comentou o analista sênior Gene Munster, da Piper Jaffray, durante o anúncio do G1.

A filosofia do G1 é direta ao ponto: tem uma tela sensível ao toque como o iPhone, com recursos que todos os críticos da Apple gostariam que o iPhone tivesse. E custa 179 dólares, ou 20 dólares a menos que o modelo inicial do iPhone 8 GB nos EUA.

Um trackball e o teclado QWERTY que surge abaixo da tela pode atrair executivos acostumados com o BlackBerry, e um slot permite trocar cartões de memória (padrão microSD). A bateria também é removível, sem contar a câmera de 3 megapixels, que pode ser considerada uma melhoria em relação à câmera de 2 megapixels do iPhone. Claro que entradas adicionais, botões e teclado têm seu custo. O G1 é 25% mais grosso e 20% mais pesado que o iPhone.

E, claro, existem limitações. A tela do G1 não aceita multitoque, e o acelerômetro só entende que você quer deixar a tela em modo paisagem até que abra o teclado. E faz falta um conector 3,5 mm padrão para fones de ouvido: para ouvir músicas, é preciso usar um adaptador especial para fones. (O iPhone original tinha uma entrada padrão que precisava de adaptador para fones de outros fabricantes; o problema foi resolvido no iPhone 3G).

Finalmente, o slot de memória do G1 aceita cartões de até 8 GB apenas – não muito se comparado ao iPhone 3G, que já vem com 8 GB ou 16 GB integrados. Claro, dá para comprar diversos cartões para o G1 também.

Fonte: Tim Haddock, Macworld.com