quarta-feira, 25 de março de 2009

Chega o Skype 3.0 para celulares


A nova versão beta do Skype já está disponível. Skype 3.0 Beta acrescenta duas ótimas funcionalidades que eram esperadas pelos usuários do programa em seus celulares.

Em primeiro lugar, pode-se agora enviar arquivos e fotos. A outra novidade é envio de SMS mas, a fim de utilizá-lo, os usuários precisam ter seu número de telefone celular adicionados no seu perfil. Mensagens curtas de texto são pagas, mas as taxas oferecidas pelo Skype são realmente baixas.


Infelizmente por enquanto esta versão está disponível apenas para aparelhos com o Windows Mobile. Confira na página do Skype: http://www.skype.com/download/skype/windowsmobilebeta/

terça-feira, 24 de março de 2009

Novo lançamento da Sony inaugura uma categoria de PCs, posicionada entre netbooks e notebooks


Ok, não é um Smartphone, mas é ideal para ser levado no bolso do paletó ou na bolsa, sem ocupar espaço: Esse primeiro PocketStyle PC tem as dimensões de uma barra de chocolate — apenas 12 cm de largura, 2 cm de espessura e pesa somente 620 gramas. Mas o que ele oferece não é diminutivo: sua tela de 8 polegadas é de alta definição (1600 x 768) e, ao contrário da maioria dos netbooks, vem com disco rígido (de 60GB), memória RAM de 2GB e uma versão completa do sistema operacional Windows Vista Home Premium.

‘‘Os netbooks partem de duas premissas: portabilidade e custo baixo. Por isso, saíram com algumas limitações. O Vaio P não partiu dessas premissas. Não é um notebook, nem é um netbook’’, explica Gustavo Araújo, gerente da linha de produtos Vaio.

Araújo também ressalta como diferencial da nova categoria de PC portátil o processador Intel de 1,33GHz que equipa o Vaio P, ‘‘bem superior’’ aos dos netbooks. O teclado também apresenta vantagens em relação a boa parte dos netbooks. Suas teclas não são tão pequenas e não ficam tão próximas umas das outras como em outros modelos, o que torna a digitação mais fácil e confortável. Mas o preço a pagar por isso é a ausência do touchpad — área retangular onde o usuário aciona as funções do mouse. No caso do Vaio P, o touchpad é substituído por um pequeno botão entre as teclas G, H e B.

Em termos de conectividade, o caçulinha da linha Vaio também tem atrativos. Ele tem câmera e microfone integrados, entrada de cartões de memória, duas portas USB, saída de vídeo e um adaptador para cabos de rede. O equipamento ainda conta com Bluetooth e Wi-Fi, que suporta o padrão N, cinco vezes mais rápido do que os padrões convencionais (A, B e G). A bateria do aparelho dá uma autonomia de até quatro horas longe das tomadas. Há ainda uma bateria (opcional) que dobra esse tempo.

Ao distanciar-se propositadamente do perfil da categoria dos netbooks, caracterizados pelo baixo custo, a nova categoria PocketStyle PC é a aposta da Sony em um nicho de artigos de luxo e, portanto, caro. ‘‘O Vaio P não é um gadget tecnológico. Trata-se de um item que define o estilo de quem está usando’’, define Gustavo Araújo. Para ter esse estilo todo no bolso, antes é preciso desembolsar R$ 3.999, que é o preço sugerido do Vaio P530.

domingo, 22 de março de 2009

Brasil tem queda de 67% em novas adesões a celular em fevereiro


O Brasil adicionou 415,9 mil novos usuários de celular ao total do país no mês de fevereiro. O número é 67 por cento menor que as 1,265 milhão de linhas vendidas em igual mês do ano passado.

Em janeiro deste ano, o número de celulares adicionados já havia recuado 30 por cento sobre o mesmo mês de 2008, de acordo com os dados apurados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) junto às operadoras. Juntos, janeiro e fevereiro somam 1,723 milhão de novas linhas móveis este ano, quase metade das 3,142 milhões registradas no mesmo bimestre do ano passado.

O país alcançou 152,364 milhões de usuários de telefone móvel no mês passado, número 22,7 por cento maior que os 124,12 milhões que existiam em fevereiro de 2008.

Entre as operadoras, somente Claro e Oi ampliaram ligeiramente suas participações de mercado, mas o ranking entre elas não se alterou.

Vivo continua à frente em número de clientes, com 45,4 milhões de clientes, seguida pela Claro (39,36 milhões), TIM (35,73 milhões) e Oi (31,29 milhões com os clientes da Brasil Telecom).

O índice de pré e de pós-pagos também se manteve inalterado, com 81,59 por cento de pré-pagos e 18,41 por cento de pós.(Reuters/ Ag. News Free)