sexta-feira, 17 de julho de 2009

Microsoft terá loja de aplicativos para celular


A Microsoft anunciou durante o evento Worldwide Partner Conference, em Nova Orleans, nos Estados Unidos, o lançamento de sua loja de aplicativos para telefones celulares, chamada de Windows Marketplace for Mobile.

Com o anúncio, a empresa segue os passos da Apple, que lançou a App Store e inspirou as lojas de aplicativos Ovi Store, da Nokia, BlackBerry App World, da Research In Motion, e da LG.

A loja de aplicativos entra em operação no final deste ano quando também será lançado o Windows Mobile 6.5, nova versão do sistema operacional da Microsoft para celulares.

Inicialmente, os aplicativos online estarão disponíveis para celulares com a nova versão do sistema.


A partir do dia 27 de julho, desenvolvedores e usuários de 29 países, incluindo o Brasil, poderão se cadastrar no Windows Marketplace for Mobile.

A informação foi divulgada pelo diretor sênior de serviços móveis da Microsoft, Todd Brix, no blog do Windows Mobile.

Fonte:infogpsonline.uol.com.br

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Torpedo no celular atrai mais empresas


O mercado de serviços de valor agregado (VAS) ofertados via telefonia celular, como mensagens curtas de texto e acesso à internet móvel, que no mundo movimentam aproximadamente US$ 160 bilhões, vem atraindo as atenções de empresas dos segmentos de tecnologia da informação (TI) e também de telecomunicações para o Brasil, onde o segmento responde por cerca de R$ 700 milhões por ano.

A inglesa Acision, especializada no desenvolvimento de plataformas e programas para o segmento de mensagens de celular (SMS), e que acabou de nomear o executivo Rafael Steinhauser como presidente da empresa para a região da América Latina, aposta no Brasil para crescer, alavancando o volume mensal de envio de torpedos por aparelhos de celular no País. Isso porque o Brasil, se comparado ao restante dos países latinos, é o que menos utiliza serviços de SMS, representando um grande potencial de crescimento deste setor.

De acordo com Steinhauser, a média mundial de mensagens enviadas por usuário ao mês é de 83, enquanto nos países latinos é de 46, e no Brasil, cai para apenas oito, número muito baixo para um país que tem 157 milhões de linhas móveis em atividade, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O presidente da Acision para a América Latina explica que este ano a expectativa é de que haja um crescimento mundial de 6% no segmento de SMS, ao mesmo tempo em que os serviços de voz devem crescer apenas 4%. "O mercado de mensagens é muito significativo para o mundo do celular, já que hoje cerca de 20% do faturamento global das operadoras vêm desses serviços e 25% do lucro também: é um mercado lucrativo", disse Steinhauser.

No Brasil, a companhia tem todas as operadoras móveis como clientes (as maiores são Vivo, Claro, TIM e Oi) e, em toda a América Latina, são cerca de 50 as operadoras. Aproximadamente 50% de todo o tráfego de mensagens do mundo passam por plataformas desenvolvidas pela Acision, diz a empresa. "Acreditamos que na América Latina existe um grande potencial de crescimento desse mercado", disse o executivo. A nova gestão para a América Latina terá a missão de ampliar a receita da companhia em 20%.

Além do SMS, a Acision também aposta nos segmentos de mensagens de multimídia (MMS), que possibilitam o envio de torpedos com conteúdo mais pesado, como de imagem e de som, que já representam um terço das receitas das operadoras no mundo. Além disso, os esforços estão voltados ao setor de publicidade via celular e banda larga móvel, que deve ser aquecido com a expansão da tecnologia de terceira geração (3G). "Queremos abrir o leque de produtos", comentou o presidente da Acision.
Fonte:DCI.com.br