quinta-feira, 18 de junho de 2009

Brasil ignora recuo na venda de celular e tem 2,9 mi de novas linhas


Apesar de a América Latina ter registrado queda de 28% na venda de celulares no primeiro trimestre deste ano, o Brasil dá sinais de forte recuperação deste mercado, que no mês de maio registrou 2,9 milhões de novas linhas móveis habilitadas, de acordo com apuração prévia da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgada ontem. O resultado expressivo, impulsionado pelas vendas de Dia das Mães, fez com que o País atingisse um total de 157,5 milhões de aparelhos de telefonia celular, ultrapassando os 154 milhões alcançados em abril, quando foram acionadas cerca de 923.504 linhas.

Desta forma, todo o cenário comprova uma tendência já vista e até antecipada pelo DCI, que recentemente ouviu as fabricantes LG e Samsung, as quais, mesmo diante de um cenário retraído, pelo menos no início do ano, anunciaram investimentos e novidades, por acreditarem na recuperação desse segmento, ainda que a passos lentos. A perspectiva maior desses fabricantes de aparelhos móveis e operadoras de celular é que o setor volte a crescer a partir do ano que vem, quando a crise financeira global deverá ter chegado a um patamar menor e algumas economias, principalmente as mais atingidas, ou seja, aquelas fora dos mercados emergentes, deverão começar a dar sinais de recuperação.

No mercado brasileiro de celulares, o desempenho do mês passado, que ocorreu depois de a base de usuários ter registrado, nos quatro primeiros meses do ano, a metade da expansão vista no mesmo período de 2008, marca a primeira vez em que o número de linhas adicionadas no mês supera o do mesmo período. Em maio de 2008, as vendas de novas linhas móveis totalizaram 2,8 milhões, quando a crise ainda não havia atingido a economia nacional.

A Anatel informou, por meio de seu departamento de comunicação, que aguarda os demais resultados a serem encaminhados pelas operadoras, cujo prazo foi finalizado neste dia 15, para compor o resultado consolidado. " O resultado oficial deve ser divulgado nos próximos dias", disse a assessoria da Anatel.

Se o balanço de maio, divulgado ontem pela Anatel, for confirmado no resultado consolidado, o número de novas linhas habilitadas no nos cinco primeiros meses do ano soma cerca de 6,85 milhões, comparado com as 9,6 milhões adicionadas no mesmo período do ano passado.
Fonte:dci.com.br

terça-feira, 16 de junho de 2009

UOL oferece serviço de trânsito no celular

O UOL anunciou na segunda-feira, 15, o lançamento do aplicativo Celular Trânsito, serviço de consulta em tempo real para celulares e smartphones.

Informações sobre as condições do tráfego, rotas alternativas e notícias relacionadas estarão disponíveis gratuitamente nos aparelhos. Usuários de iPhone terão como serviço adicional também um mapa que permitirá acompanhar ao vivo a movimentação do trânsito em pleno deslocamento.

As primeiras cidades atendidas serão Rio de Janeiro e São Paulo, com informações atualizadas de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h.

O lançamento é uma iniciativa do UOL em parceria com a LBS Local, proprietária dos sites Apontador e Maplink.

“A versão mobile do canal de trânsito, desenvolvido em conjunto com o UOL, além de facilitar o dia-dia dos motoristas por informar as condições do trânsito de São Paulo, Rio de Janeiro e, em breve, de outras cidades, é um novo espaço para as marcas interessadas em investir na publicidade mobile”, ressalta Frederico Hohagen, diretor de Marketing e Vendas da LBS Local.

O serviço pode ser acessado pelo celular no endereço http://m.uol.com.br.
Fonte:Baguete

domingo, 14 de junho de 2009

Afinal, voce sabe o que é um MP7 Player?


MP7 Player é o nome comercial utilizado para designar aparelhos portáteis (PMP, ou Portable Media Player) capazes de tocar músicas armazenadas em arquivos no formato MP3, executar vídeos em uma tela de cristal líquido e gravar vídeo ou funcionar como câmera, ALÉM de serem telefones Celulares e terem sintonizador de TV embutido.

O nome MP7 Player apenas tem o intuito de passar a imagem de uma "evolução" do MP6 players. O termo "MP7" é usado somente no Brasil (erroneamente), sendo que no exterior os aparelhos nada mais são que Celulares que sintonizam TV, normalmente com Touchscreen com algumas funções de PDA, além de terem câmera, reproduzirem vídeos e música no formato mp3.

Normalmente os MP7 Players vem com 1GB ou menos de memória interna sendo necesário o uso de cartão adicional de memória para apliar sua capacidade de armazenamento. Por serem na realidade um aparelho celular, normalmente são grandes se comparados a Mp3, MP4 e Mp5 players, perdendo um pouco da mobilidade para quem deseja na realidade ouvir músicas ou usar o player para caminhar ou ir na academia.

Os modelos de MP7 Players são idênticos aos MP6 Players, com o diferecial de possuir sintonizador de TV.

Funções básicas de um MP7 Player:

* Telefone Celular (o MP7 Player é na realidade um aparelho Celular)
* TV embutida (deve-se verificar a compatibilidade!)
* Alguns modelos possuem tela tipo Touchscreen, com fuções um pouco limitadas de um PDA.
* Reproduz musicas normalmente no formato MP3 e WMA;
* Reproduz vídeos em formato variado (geralmente o equipamento vem com um Cd para conversão do video para o formato suportado);
* Rádio FM;
* Função Flash Drive ;
* Entrada para Cartão de Memória;
* Câmera Digital ;
* Filmadora digital;
* Reproduz textos (geralmente em formato TXT);
* Gravador de voz;
* Reprodutor de imagens nos formatos JPG, BMP, GIF;
* Função pra Jogos Eletônicos

As funções podem variar de acordo com o modelo.


Muito cuidado com os "Clones"

A maioria dos clones eles têm apenas funções básicas, como agenda, editor de texto, reprodução de áudio (MP3 e AAC), e de vídeo ( 3GP), uma câmera que tira fotos borradas e um navegador WAP, sem suporte a 3G ou Java. Apesar do preço convidativo, são celulares burros. O sistema operacional não se compara ao Symbian ou ao Windows Mobile. Grande parte deles usam componentes bastante ultrapassados, como sensores VGA que usam a interpolação por software, coisa da década passada. Fique de olho!

O selo da Anatel garante que o celular passou por testes de qualidade e segurança, e obedece os padrões técnicos adotados no Brasil. São avaliadas funcionalidades (se celular funciona como prometido no manual), compatibilidade eletromagnética (se funciona em ambientes com outros aparelhos) e segurança elétrica (se a bateria do aparelho respeita as exigências do fabricante, e se não há riscos de fogo e explosão). Os testes podem durar mais de dois meses. As amostras de aparelhos são submetidas a choques, temperaturas extremas, riscos de explosão, noite e dia durante vários dias. O selo fica atrás da bateria.