quarta-feira, 3 de junho de 2009

Empresas estão investindo em campanhas e promoções via celular


A mídia não é um agente social estático. Pelo contrário, muda constantemente. Este movimento de evolução tem despertado as agências de Publicidade e Propaganda para a utilização de uma ferramenta cada vez mais comum entre as pessoas, principalmente os jovens: o celular. Sim, é o que chamam de Mobile Marketing, ou seja, a possibilidade de fazer campanhas, promoções e divulgação de marcas através do celular. O cenário é positivo. Segundo o sócio-fundador da agência Pontomobi Interactive, Leonardo Xavier, em explanação no Intercom Sul 2009, em Blumenau, a projeção é de que, em 2011, o mercado mobile movimentará US$ 16,2 bilhões. É apenas uma projeção, mas vários grupos de Mídia e agências concordam. Inclusive o Grupo RBS, que adquiriu 30% da empresa.

Ele explica que o celular é um meio que se transformou numa “mídia poderosa”, que trabalha basicamente em duas “grandes vertentes”: como conexão entre marcas e consumidores em tempo real e como concentrador de audiência. “Ele é muito eficiente na comunicação individual de massa”, completa.

Em números

Xavier apresentou números interessantes. Há cerca de 155 milhões de celulares no Brasil e 4 bilhões no mundo inteiro – cerca de um para cada oito pessoas. “Resultado de um mundo cada vez mais digitalizado”, diz ele. A web móvel, com acesso à Internet, dobrou o número de vendas nos Estados Unidos. Os norteamericanos fecharam 2008 passando de 11 milhões de Iphones vendidos por mês para 22,4 milhões. “Esses equipamentos são de fácil usabilidade e trazem aplicativos ao alcance de todos”. No Brasil, foram 51 milhões de celulares vendidos no ano passado, contra 11 milhões de computadores e 10 milhões de televisões. Números que fazem empresas como Bradesco, Tim, Close-Up, Fiat, Banco Real, entre outras, investirem em campanhas realizadas de diversas formas com a interatividade facilitada pelos celulares e pela Internet.
Fonte:Midiamais.jor.br

terça-feira, 2 de junho de 2009

Internet no celular: Uma oportunidade para as empresas

No último congresso GSM, realizado em Barcelona, ficaram evidentes as perspectivas do crescimento de acesso à internet pelo celular. Este crescimento será consequência da maior oferta de celulares que possibilitarão o acesso à internet de uma forma mais amigável. Estes aparelhos permitirão ao usuário acessar sites mais sofisticados (se compararmos aos tradicionais Wap Sites) e fáceis de usar. O conteúdo destes sites passará a ser mai relevante, crescerá a oferta de sites com oferta de notícias, serviços bancários, redes sociais…. Com estes novos aparelhos, os usuários não dependerão mais do portal da operadora para conhecer sites desenvolvidos para o celular.




Uma pesquisa divulgada pela Nielsen evidencia como os aparelhos que possuem interfaces mais amigáveis estimulam o uso de serviços como o acesso à internet, download de jogos e músicas… Usuários iPhone apresentam uma volume de uso da internet móvel muito superior ao dos usuários de outros tipos de celular.

Mobile Content: A Focus on the Consumer / Nielsen 2008



Uso de serviços por tipo de aparelho - Pesquisa "Mobile Content: A Focus on the Consumer " Nielsen 2008

No mercado brasileiro, alguns portais conhecidos por usuários da “internet fixa” já identificaram uma oportunidade com o crescimento dos acessos à internet pelo celular. Terra, Globo.com, Abril, UOL, Guia da Semana, Valor Econômico são portais que já podem ser acessados pelo celular proporcionando uma experiência muito positiva para seus usuários. Estes portais, além de excelentes canais para acesso à informações, oferecem espaços para as empresas divulgarem suas campanhas de publicidade. Todos comercializam mídia, seguindo padrões semelhantes aos estabelecidos para a internet tradicional. A comercialização da mídia é feita de uma forma simples, além disso existem padrões para desenvolvimento de banners e ferramentas para mensuração do resultados das campanhas estão disponíveis para os anunciantes e agências.

Portais mobile



O celular será um canal importante para viabilizar o contato entre as marcas e seus consumidores. Com a maior utilização da internet pelo celular, as empresas têm a oportunidade de estabelecer contato com seus clientes ou prospects através de sites desenvolvidos especificamente para funcionar em Nokias, Samsungs, iPhones… A oportunidade está colocada, resta saber quais empresas terão a capacidade de abraçá-la.
Fonte:Mobileadvertisingbrasil.com.br

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Presidente-executivo da Sony Ericsson vê recuperação no 4o tri


A Sony Ericsson lançou um celular que permite ser conectado ao PlayStation 3 e faz parte da linha de aparelhos da marca para o Natal. O novo modelo representa o mais forte sinal até agora de sua integração à Sony.

A quinta maior fabricante mundial de celulares, que perdeu posições no ranking quando o segmento de celulares de médio preço foi comprimido, informou que as operadoras estão ávidas por aparelhos que possam promover maior uso de dados sem que necessitem de pesados subsídios.

“O que eles procuram é por oportunidades de oferecer tarifas para acesso ilimitado a redes de banda larga de dados, e ao mesmo tempo reduzir os custos de aquisição para o consumidor”, disse Lennard Hoornik, o vice-presidente mundial de marketing da Sony Ericsson, à Reuters.

A empresa anunciou que lançará uma loja online de aplicativos –aderindo à onda de empresas que estão correndo para imitar a popularidade da App Store da Apple– e que anunciará detalhes desse projeto na JavaOne Conference, em uma semana.

A Sony Ericsson está no vermelho e precisa de novos modelos para renovar sua linha, já que os atrativos dos celulares fotográficos Cybershot e dos celulares musicais Walkman estão em queda.

O modelo apresentado pela Sony Ericsson, Aino, permitirá que os usuários administrem conteúdo armazenado no PlayStation 3, mais ou menos como acontece com o console portátil PSP. O objetivo também é posicionar o PS3 como uma central doméstica de mídia. Mas os usuários não poderão jogar games do console no celular ou ver nele vídeos em alta definição.

A Sony Ericsson vem perdendo mercado rapidamente nos últimos trimestres, à medida que a demanda pelos celulares de médio preço sofre com a recessão. O crescimento do mercado está concentrado nos modelos de alto preço, os celulares inteligentes, e nos de baixo preço voltados aos mercados emergentes.

“Até que enfim surge cooperação entre um produto da Sony e um celular da Sony Ericsson”, disse Ben Wood, da CCS Insight, uma empresa britânica de pesquisa. “Antes, eles só usavam a marca. Consideramos que o lançamento seja uma declaração de intenções.”
Fonte:Ag.News Free