sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Nokia anuncia saída do mercado Japonês

A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, afirmou que vai parar de fazer aparelhos para a NTT DoCoMo e para a Softbank Mobile, as principais operadoras de telefonia celular do Japão. A medida representa, efetivamente, a saída da empresa finlandesa do mercado japonês de telefones móveis. Segundo Thomas Jonsson, um porta-voz da empresa, as atuais condições financeiras globais foram responsáveis pela saída da Nokia.

A companhia, entretanto, vai manter um centro de desenvolvimento aberto no país. As atividades da marca Vertu, que desenvolve celulares de luxo também continuam. Jonsson também não quis comentar os boatos de que a Nokia estaria se preparando para lança uma operadora de telefonia celular no país.

A saída da Nokia, porém, é mais um reflexo do mercado japonês do que da própria companhia. Celulares de empresas nacionais como a NEC, Fujitsu, Sharp e Panasonic - muitas vezes desenvolvidos em cooperação com as operadoras de telefonia - são mais populares que os modelos vindos do exterior. Um dos motivos é que esses celulares são mais personalizados aos gostos e diferentes usos adotados pelos japoneses.

Um exemplo disso é a nova linha de aparelhos anunciada pela NTT DoCoMo, a maior operadora do país. Dos 22 modelos, 19 são fabricados por empresas locais e apenas 3 são de marcas internacionais - no caso, a Nokia, a LG e a BlackBerry.
Fonte:IDG

Nenhum comentário:

Postar um comentário