A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, afirmou que vai parar de fazer aparelhos para a NTT DoCoMo e para a Softbank Mobile, as principais operadoras de telefonia celular do Japão. A medida representa, efetivamente, a saída da empresa finlandesa do mercado japonês de telefones móveis. Segundo Thomas Jonsson, um porta-voz da empresa, as atuais condições financeiras globais foram responsáveis pela saída da Nokia.A companhia, entretanto, vai manter um centro de desenvolvimento aberto no país. As atividades da marca Vertu, que desenvolve celulares de luxo também continuam. Jonsson também não quis comentar os boatos de que a Nokia estaria se preparando para lança uma operadora de telefonia celular no país.
A saída da Nokia, porém, é mais um reflexo do mercado japonês do que da própria companhia. Celulares de empresas nacionais como a NEC, Fujitsu, Sharp e Panasonic - muitas vezes desenvolvidos em cooperação com as operadoras de telefonia - são mais populares que os modelos vindos do exterior. Um dos motivos é que esses celulares são mais personalizados aos gostos e diferentes usos adotados pelos japoneses.
Um exemplo disso é a nova linha de aparelhos anunciada pela NTT DoCoMo, a maior operadora do país. Dos 22 modelos, 19 são fabricados por empresas locais e apenas 3 são de marcas internacionais - no caso, a Nokia, a LG e a BlackBerry.
Fonte:IDG






Nenhum comentário:
Postar um comentário