domingo, 29 de março de 2009

Celular molhado, o que fazer

Seu telefone caiu na agua, agora?

Mesmo que um celular molhado pareça morto, há uma boa chance que pode ser ressuscitado. Apenas certifique-se de agir rápido, quanto mais tempo a água fica no interior, maior é a probabilidade de destruir o telefone irremediavelmente.

O primeiro passo: Imediatamente retire a bateria e o cartão SIM. É tentador, mas resistia a vontade de ligar o seu telefone para ver se funciona, isso só causara curto circuitos.

Com a bateria e cartão SIM retirados, agora você tem uma meta: secá-lo rapidamente. Se deixar a humidade evaporar naturalmente, a possibilidade de corrosão dos componentesinternos do telefone aumenta.

Em vez disso, o ideal seria soprar ou aspirar a água. Mas não use um secador de cabelo, o seu calor pode fritar os componentes internos do telefone.

Em vez disso, optar por ar comprimido ou um aspirador (um wet / dry Shop-Vac seria perfeito).

A idéia é usar o ar para empurrar ou puxar umidade para fora através dos mesmos canais que entraram.
Se não tiver essa opção, a escolha mais conveniente é arroz cru. Deixe o telefone (e sua bateria desconectada) submersos em uma tigela de grãos durante a noite (pelo menos 8 horas).

Se você estiver preocupado com a poeira do arroz ficar dentro do seu telefone, você pode usar pacotes de sílica gel. Mas agir rápido é muito mais importante do que evitar um pouco de poeira, por isso não perca tempo compras se você ainda não tem uma gaveta cheia de sílica gel.

A coisa mais importante a lembrar é evitar calor. Isso significa: NÃO USE secadores de cabelo, fornos de microondas ou longos períodos ao sol. Embora, certamente, o calor vá evaporar a humidade, pode também deformar componentes e derreter adesivos. Essas colas são frágeis também, por isso que você deve evitar mergulhar o telefone no álcool (uma dica comum na Web).

O álcool é um solvente e pode dissolver o adesivos internos. (Se você deixar cair o telefone no banheiro, ele servirá para limpar o exterior para desinfetá-lo).

Um final, talvez surpreendente: Se o telefone cair em água salgada, você deve lavá-lo em água doce, antes de secar. Quando sal água evapora, deixa cristais que prejudicam os componentes mais frageis do telefone. Só não se esqueça de remover a bateria do dispositivo antes da inundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário