terça-feira, 24 de março de 2009

Novo lançamento da Sony inaugura uma categoria de PCs, posicionada entre netbooks e notebooks


Ok, não é um Smartphone, mas é ideal para ser levado no bolso do paletó ou na bolsa, sem ocupar espaço: Esse primeiro PocketStyle PC tem as dimensões de uma barra de chocolate — apenas 12 cm de largura, 2 cm de espessura e pesa somente 620 gramas. Mas o que ele oferece não é diminutivo: sua tela de 8 polegadas é de alta definição (1600 x 768) e, ao contrário da maioria dos netbooks, vem com disco rígido (de 60GB), memória RAM de 2GB e uma versão completa do sistema operacional Windows Vista Home Premium.

‘‘Os netbooks partem de duas premissas: portabilidade e custo baixo. Por isso, saíram com algumas limitações. O Vaio P não partiu dessas premissas. Não é um notebook, nem é um netbook’’, explica Gustavo Araújo, gerente da linha de produtos Vaio.

Araújo também ressalta como diferencial da nova categoria de PC portátil o processador Intel de 1,33GHz que equipa o Vaio P, ‘‘bem superior’’ aos dos netbooks. O teclado também apresenta vantagens em relação a boa parte dos netbooks. Suas teclas não são tão pequenas e não ficam tão próximas umas das outras como em outros modelos, o que torna a digitação mais fácil e confortável. Mas o preço a pagar por isso é a ausência do touchpad — área retangular onde o usuário aciona as funções do mouse. No caso do Vaio P, o touchpad é substituído por um pequeno botão entre as teclas G, H e B.

Em termos de conectividade, o caçulinha da linha Vaio também tem atrativos. Ele tem câmera e microfone integrados, entrada de cartões de memória, duas portas USB, saída de vídeo e um adaptador para cabos de rede. O equipamento ainda conta com Bluetooth e Wi-Fi, que suporta o padrão N, cinco vezes mais rápido do que os padrões convencionais (A, B e G). A bateria do aparelho dá uma autonomia de até quatro horas longe das tomadas. Há ainda uma bateria (opcional) que dobra esse tempo.

Ao distanciar-se propositadamente do perfil da categoria dos netbooks, caracterizados pelo baixo custo, a nova categoria PocketStyle PC é a aposta da Sony em um nicho de artigos de luxo e, portanto, caro. ‘‘O Vaio P não é um gadget tecnológico. Trata-se de um item que define o estilo de quem está usando’’, define Gustavo Araújo. Para ter esse estilo todo no bolso, antes é preciso desembolsar R$ 3.999, que é o preço sugerido do Vaio P530.

Nenhum comentário:

Postar um comentário