quinta-feira, 18 de junho de 2009

Brasil ignora recuo na venda de celular e tem 2,9 mi de novas linhas


Apesar de a América Latina ter registrado queda de 28% na venda de celulares no primeiro trimestre deste ano, o Brasil dá sinais de forte recuperação deste mercado, que no mês de maio registrou 2,9 milhões de novas linhas móveis habilitadas, de acordo com apuração prévia da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgada ontem. O resultado expressivo, impulsionado pelas vendas de Dia das Mães, fez com que o País atingisse um total de 157,5 milhões de aparelhos de telefonia celular, ultrapassando os 154 milhões alcançados em abril, quando foram acionadas cerca de 923.504 linhas.

Desta forma, todo o cenário comprova uma tendência já vista e até antecipada pelo DCI, que recentemente ouviu as fabricantes LG e Samsung, as quais, mesmo diante de um cenário retraído, pelo menos no início do ano, anunciaram investimentos e novidades, por acreditarem na recuperação desse segmento, ainda que a passos lentos. A perspectiva maior desses fabricantes de aparelhos móveis e operadoras de celular é que o setor volte a crescer a partir do ano que vem, quando a crise financeira global deverá ter chegado a um patamar menor e algumas economias, principalmente as mais atingidas, ou seja, aquelas fora dos mercados emergentes, deverão começar a dar sinais de recuperação.

No mercado brasileiro de celulares, o desempenho do mês passado, que ocorreu depois de a base de usuários ter registrado, nos quatro primeiros meses do ano, a metade da expansão vista no mesmo período de 2008, marca a primeira vez em que o número de linhas adicionadas no mês supera o do mesmo período. Em maio de 2008, as vendas de novas linhas móveis totalizaram 2,8 milhões, quando a crise ainda não havia atingido a economia nacional.

A Anatel informou, por meio de seu departamento de comunicação, que aguarda os demais resultados a serem encaminhados pelas operadoras, cujo prazo foi finalizado neste dia 15, para compor o resultado consolidado. " O resultado oficial deve ser divulgado nos próximos dias", disse a assessoria da Anatel.

Se o balanço de maio, divulgado ontem pela Anatel, for confirmado no resultado consolidado, o número de novas linhas habilitadas no nos cinco primeiros meses do ano soma cerca de 6,85 milhões, comparado com as 9,6 milhões adicionadas no mesmo período do ano passado.
Fonte:dci.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário