quarta-feira, 3 de junho de 2009

Empresas estão investindo em campanhas e promoções via celular


A mídia não é um agente social estático. Pelo contrário, muda constantemente. Este movimento de evolução tem despertado as agências de Publicidade e Propaganda para a utilização de uma ferramenta cada vez mais comum entre as pessoas, principalmente os jovens: o celular. Sim, é o que chamam de Mobile Marketing, ou seja, a possibilidade de fazer campanhas, promoções e divulgação de marcas através do celular. O cenário é positivo. Segundo o sócio-fundador da agência Pontomobi Interactive, Leonardo Xavier, em explanação no Intercom Sul 2009, em Blumenau, a projeção é de que, em 2011, o mercado mobile movimentará US$ 16,2 bilhões. É apenas uma projeção, mas vários grupos de Mídia e agências concordam. Inclusive o Grupo RBS, que adquiriu 30% da empresa.

Ele explica que o celular é um meio que se transformou numa “mídia poderosa”, que trabalha basicamente em duas “grandes vertentes”: como conexão entre marcas e consumidores em tempo real e como concentrador de audiência. “Ele é muito eficiente na comunicação individual de massa”, completa.

Em números

Xavier apresentou números interessantes. Há cerca de 155 milhões de celulares no Brasil e 4 bilhões no mundo inteiro – cerca de um para cada oito pessoas. “Resultado de um mundo cada vez mais digitalizado”, diz ele. A web móvel, com acesso à Internet, dobrou o número de vendas nos Estados Unidos. Os norteamericanos fecharam 2008 passando de 11 milhões de Iphones vendidos por mês para 22,4 milhões. “Esses equipamentos são de fácil usabilidade e trazem aplicativos ao alcance de todos”. No Brasil, foram 51 milhões de celulares vendidos no ano passado, contra 11 milhões de computadores e 10 milhões de televisões. Números que fazem empresas como Bradesco, Tim, Close-Up, Fiat, Banco Real, entre outras, investirem em campanhas realizadas de diversas formas com a interatividade facilitada pelos celulares e pela Internet.
Fonte:Midiamais.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário