terça-feira, 2 de junho de 2009

Internet no celular: Uma oportunidade para as empresas

No último congresso GSM, realizado em Barcelona, ficaram evidentes as perspectivas do crescimento de acesso à internet pelo celular. Este crescimento será consequência da maior oferta de celulares que possibilitarão o acesso à internet de uma forma mais amigável. Estes aparelhos permitirão ao usuário acessar sites mais sofisticados (se compararmos aos tradicionais Wap Sites) e fáceis de usar. O conteúdo destes sites passará a ser mai relevante, crescerá a oferta de sites com oferta de notícias, serviços bancários, redes sociais…. Com estes novos aparelhos, os usuários não dependerão mais do portal da operadora para conhecer sites desenvolvidos para o celular.




Uma pesquisa divulgada pela Nielsen evidencia como os aparelhos que possuem interfaces mais amigáveis estimulam o uso de serviços como o acesso à internet, download de jogos e músicas… Usuários iPhone apresentam uma volume de uso da internet móvel muito superior ao dos usuários de outros tipos de celular.

Mobile Content: A Focus on the Consumer / Nielsen 2008



Uso de serviços por tipo de aparelho - Pesquisa "Mobile Content: A Focus on the Consumer " Nielsen 2008

No mercado brasileiro, alguns portais conhecidos por usuários da “internet fixa” já identificaram uma oportunidade com o crescimento dos acessos à internet pelo celular. Terra, Globo.com, Abril, UOL, Guia da Semana, Valor Econômico são portais que já podem ser acessados pelo celular proporcionando uma experiência muito positiva para seus usuários. Estes portais, além de excelentes canais para acesso à informações, oferecem espaços para as empresas divulgarem suas campanhas de publicidade. Todos comercializam mídia, seguindo padrões semelhantes aos estabelecidos para a internet tradicional. A comercialização da mídia é feita de uma forma simples, além disso existem padrões para desenvolvimento de banners e ferramentas para mensuração do resultados das campanhas estão disponíveis para os anunciantes e agências.

Portais mobile



O celular será um canal importante para viabilizar o contato entre as marcas e seus consumidores. Com a maior utilização da internet pelo celular, as empresas têm a oportunidade de estabelecer contato com seus clientes ou prospects através de sites desenvolvidos especificamente para funcionar em Nokias, Samsungs, iPhones… A oportunidade está colocada, resta saber quais empresas terão a capacidade de abraçá-la.
Fonte:Mobileadvertisingbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário