terça-feira, 11 de novembro de 2008

Portabilidade: Como Proceder?

A portabilidade na telefonia está entrando em vigor em todo o país. Se você está na dúvida de como proceder para solicitar a portabilidade de seu número seguem aquí os passos básicos para os quais os consumidores deverão prestar atenção:

Desbloqueio
Para a telefonia celular, o primeiro passo é desbloquear o aparelho – o que pode ser feito na operadora de origem, sem custo para o usuário. O consumidor deve ficar atento porque há exceções: as operadoras poderão fixar prazos para desbloquear o aparelho (12 meses mo máximo) quando oferecerem benefícios aos clientes, como celular com desconto.
Troca
Em seguida, o usuário deverá contatar a prestadora para qual quer migrar e solicitar a transferência. Ele também terá que optar por um plano de serviço da nova operadora.
Custo
Segundo a Anatel, a troca de operadora custará R$ 4, que serão pagos à ABR Telecom, empresa responsável pela migração. Algumas empresas, no entanto, estão isentando os consumidores da cobrança. Por outro lado, pode haver a cobrança do chip da operadora de destino.
Prazo
O usuário pode desistir da mudança em até dois dias úteis, a partir da solicitação. Se isso não acontecer, a operadora escolhida encaminha o pedido e os dados do usuário à empresa que administra o serviço de migração, a ABR Telecom. A migração acontece em até cinco dias úteis.
Quem pode trocar
Na telefonia fixa, o consumidor poderá trocar de empresa dentro do seu município (ou localidade com continuidade urbana) sem perder o número do telefone. Não será permitido, no entanto, levar o mesmo número para outra cidade.
No caso do celular, é possível manter o número dentro da área de mesmo DDD, que pode incluir mais de uma cidade.
Veja o calendário da implantação da portabilidade em todo o país em G1

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