quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Você sabe o que é um celular 3G ?


O que é?
A sigla representa a 3ª Geração de celulares. Basicamente, podemos dizer que essas gerações têm impacto na capacidade de transmissão de dados e conexão com redes como, por exemplo, a internet. Para ligações telefônicas via voz, não existe diferença significativa entre as tecnologias 2G e 3G. Entenda melhor:

- 1G (1ª Geração): Com redes analógicas, esse padrão deverá estar em desuso em 2009.

- 2G (2ª Geração): Redes digitais com velocidade de transmissão de dados a 14,4 Kbps.
2.5G: Segunda geração, que utiliza tecnologias intermediárias trazendo melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados, chegando à velocidade de 144 Kbps. Exemplos: GSM, CDMA e TDMA.

- 3G (3ª Geração): Redes digitais de alta velocidade - chegando a 2 Mbps. Exemplos: CDMA EVDO, WCDMA e EDGE.

Os celulares com a tecnologia 3G já estão disponíveis no mercado. Algumas operadoras já divulgam e oferecem esse serviço em áreas restritas do território nacional. A brincadeira começará para valer no dia 18 de dezembro, quando a Anatel irá realizar um leilão entre as operadoras que desejam oferecer esse serviço aos clientes. O leilão se faz necessário para que se haja controle das faixas de transmissão de dados.
A tecnologia 3G não se restringe apenas aos celulares convencionais. Ela equipa também modems para serem conectados em notebooks através das portas PCMCIA e USB.

Vantagens da tecnologia
O fato de estar conectado à internet em alta velocidade permite que os aparelhos celulares ofereçam uma vasta gama de serviços, tais como:
- Vídeo de boa qualidade através streaming;
- Downloads de arquivos;
- Chamadas telefônicas usando imagem dos interlocutores;
- Jogos on-line com multiplayer;

Velocidade de conexão
É, sem dúvida alguma, a principal vantagem oferecida pela tecnologia 3G. Permite conexão em tempo integral com a internet, para que você leia e-mails e arquivos como se estivesse em sua casa, utilizando banda larga.
Outra vantagem é a possibilidade de vídeo conferência, ou seja, utilizar as câmeras dos celulares para conversar vendo a imagem de seus amigos.

A TV digital também estará presente em celulares com a tecnologia 3G, sendo possível assistir à programação dos canais abertos, e, dependendo de políticas tarifárias de operadoras e empresas s de TV a cabo, também estarão disponíveis os conteúdos de canais por assinatura.

Um comentário: