quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Previna-se e faça backup da agenda de seu celular


As dicas a seguir oferecem um modo rápido e fácil de efetuar o backup de sua agenda celular, garantindo a preservação de seus contatos em caso de roubo, perda, etc.
Todos eles tem um pequeno custo que devem ser consultados junto à sua operadora, mas afinal... seguro morreu de velho, certo?

Aparelhos TIM A companhia oferece o backup virtual que permite salvar, inserir novos contatos, editar, apagar e enviá-los para o seu chip via site da TIM. De acordo com a empresa, o serviço é uma aplicação para o TIMChip 128KB tanto para planos pré, quanto pós-pagos. Para ativar o serviço, é preciso ir até o menu “serviços TIM” do aparelho, selecionar o “TIM Agenda”. Depois disso, os contatos chip serão salvos na Web. Também é possível configurar a periodicidade de atualização do backup da agenda. A operação também pode ser feita via telefone pelo número 144 (centro de relacionamento com o cliente).

Aparelhos Vivo A Vivo oferece o backup de agenda dentro do próprio chip. Segundo a operadora não é necessário contratação ou download. Por meio do menu o usuário pode fazer cópia da agenda direto do SIM Card. Para isso, ele precisa acessar o item “Vivo agenda”, no “menu do Vivo Chip” e, em seguida, clicar em “salvar contatos” (o caminho do serviço pode mudar de acordo com a versão do Vivo Chip do cliente). O serviço é cobrado por sincronização realizada.

Aparelhos Claro A operadora dispõe de um aplicativo para backup e sincronização da agenda do chip. Por meio do serviço é possível inclusões e exclusões de contatos no site da Claro, imprimir lista de contatos e restaurá-los em caso de perda, roubo ou danificação do chip. Para usá-lo, o assinante precisa fazer seu cadastro no site Claro Idéias. A partir daí, o serviço estará disponível na Web ou no celular e todas as alterações feitas podem ser sincronizadas entre as duas interfaces. No celular a ferramenta fica dentro do “Menu Claro”. É possível também programar o chip para checagens periódicas de modificações na agenda e sincronizações automáticas. O serviço de backup funciona em qualquer aparelho da companhia, desde que possua os chips de 64KB ou 128KB.

Aparelhos Oi A operadora permite que os usuários guardem e recuperem os contatos armazenados no chip, caso ele seja perdido. Para usar o serviço é necessário acessar, via aparelho, a opção “Mundo Oi”, depois Serviços Oi, escolhendo a opção Oi Agenda e, em seguida, Atualizar. O serviço é válido para clientes com chip de 128 kb. A Oi explica que o acesso também pode ser feito via site no endereço www.oi.com.br/oiagenda. Na página “Gerenciar Contatos” o usuário pode manipular sua agenda. Existe um custo para cada vez que os contatos forem salvos, atualizados ou recuperados.

Aparelhos Brasil Telecom A empresa ainda não dispõe do serviço de backup de agenda. A previsão de lançamento é para esse ano. A orientação da operadora aos clientes é que eles procurem saber se o próprio aparelho tem software para sincronizar a agenda com o computador para ter sua cópias da agenda. Mas este não é um serviço da operadora.

Um comentário: