quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Celular vira o utensílio predileto na cozinha

O telefone celular, quem diria, tornou-se o utensílio de cozinha predileto de chefs e cozinheiros domésticos.

Ele é usado para guardar listas de compras, encontrar receitas, tirar fotos de pratos, procurar nomes de queijos franceses, ajustar o timer para fazer bife e ovos levemente cozidos, e converter medidas européias ou inglesas em americanas.

Como a tecnologia móvel permeia a vida americana, comprar ingredientes, compartilhar receitas e trabalhar na cozinha estão se tornando mais compatíveis com o telefone. "No início, os aparelhos móveis mudaram nossas vidas sociais", disse Amanda Lenhart, pesquisadora da Pew Internet and American Life Project. "Agora, eles também estão penetrando nossas vidas domésticas. Cozinhar se tornou muito mais interativo e móvel do que era há uma década".

No Instituto de Culinária da Nova Inglaterra em Montpelier, Vermont, o chefe executivo Tom Bivins disse que alunos de gastronomia vidrados em tecnologia rapidamente aprendem a usar seus telefones para documentar seus pratos em portfólios da classe e páginas do Facebook, gravar lembretes dos ingredientes que devem preparar para as aulas do dia seguinte, e desenvolver habilidades do ramo de restaurantes, como compra, estocagem e orçamento, através dos links de consulta da escola.

Com tantas possibilidades aparecendo, designers de software, companhias alimentícias e empreendedores da Internet estão correndo para ocupar seu espaço nos telefones de cada cozinheiro. A maioria dos aplicativos de celulares disponíveis são programas simples de medição de tempo ou listas de compras, como Grocery iQ e Jott.

Os telefones já conseguem guardar grandes quantidades de informações peculiares, como listas de frutos do mar ecologicamente corretos, receitas de coquetéis de época e um timer para fazer um perfeito ovo levemente cozido. "Tenho obsessão tanto pela Apple quanto por ovos", disse Michael Ratledge, músico britânico que criou o timer para ovo.

Chamado Eggy, ele é um dos programinhas peculiares e ligeiros que tornaram o iPhone tão popular. Um apito alerta o cozinheiro para ficar a postos próximo ao fogão, segurando uma escumadeira: quando o timer finalmente cacareja, o ovo deverá ter alcançado o ponto exato de gema mole e clara endurecida. Por 99 centavos de dólar, o Eggy dá prazer visual, instrução e entretenimento (incluindo citações relacionadas ao ovo da literatura de língua inglesa.) "Não é absolutamente necessário, mas é imensamente prazeroso em sua pequena forma", Ratledge disse.

Pequeno é bom, mas grandes companhias, pressentindo o poder de compra de um programa que vai com você até o mercado, têm planos maiores. Em novembro, a Kraft Foods lançou o iFood Assistant, o aplicativo de cozinha mais detalhado e amigável já criado. Ele fornece acesso ao Kraftfoods.com, o website mais visitado de toda a indústria alimentícia, segundo a Nielsen Online.

O iFood Assistantt é o primeiro aplicativo de cozinha que faz uso do sistema de GPS do iPhone. Uma vez escolhida a receita (digamos, Cheesy Football - uma bola de queijo no formato de uma bola de futebol americano), ele localiza seu telefone e dá direções de como chegar ao mercado mais próximo (onde, claro, produtos relevantes da Kraft, como cream cheese Philadelphia, chantilly e biscoitos Ritz são vendidos.)
Fonte:Mulher.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário