quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O que fazer com nosso lixo eletrônico?

Existe uma lei que estabelece que não devemos jogar pilhas e baterias no lixo pois contaminam perigosamente e de modo quase permanente o solo. Mas se você for buscar na internet algum lugar de coleta, pronto! Duas toneladas de blábláblá sobre meio ambiente e endereço que é bom, nada! Aparecem sugestões de links, do Ministério do Meio Ambiente, de Marte ou planeta mais próximo.

A questão é: Onde, afinal, eu jogo minhas pilhas, baterias, celulares ou computadores fora?

Fizemos uma rápida coletânea dos endereços e colocamos aqui as sugestões:

O Programa "Papa-Pilhas" do Banco Real por exêmplo recolhe em suas agências todo tipo de pilhas e baterias usadas em lanternas, rádios, controles remotos, relógios, celulares, telefones sem fio, laptops, câmeras digitais e outros aparelhos portáteis.

Outros Locais:

Pilhas
Podem ser entregues em redes de farmácias, a Drogaria São Paulo recolhe com certeza.

Baterias de celulares
Podem ser entregues nas caixas de coleta das lojas da sua operadora ou na rede de assistência técnica autorizada do fabricante do aparelho.

Computadores e eletrônicos em geral

Dell
A fabricante de computadores possui dois programas: um de inclusão digital, que recebe micros usados e os doa a centros comunitários (www.pensamentodigital.org.br) e outro de recolhimento de PCs antigos da marca (www.dell.com.br).

HP
A fabricante coleta computadores usados por meio da sua rede de distribuidores e revendas. Mais informações pelo telefones: (11) 4004-7751, para Grande São Paulo; 0800 709-7751, demais localidades.

Museu do Computador
Aceita qualquer tipo de doação. Os equipamentos são guardados para o acervo do museu e utilizados para fazer arte com sucata.
Telefone: (11) 5521-3655

CDI
Recebe computadores doados para programas de inclusão digital. As máquinas devem ter processador Pentium II ou superior, HD de no mínimo 2 GB e memória RAM de no mínimo 64 MB. Caixas de som, hubs, impressoras, kits multimídia, modems, mouses, no-break, scanners e teclados são recebidos somente em bom estado. Mais informações, acesse o site: http://www.cdi.org.br/LotusQuickr/comite/Main.nsf/h_Toc/9c8eff22ea3604ee8325750c004630fe/?OpenDocument

O negócio é juntar o nosso lixo tecnológico e descartá-lo de modo correto, então a forma está aí, só precisa boa vontade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário